terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ambiente Virtual

A Rede Virtual de Computadores - (RVC) é a mola mestra que proveio das mais recentes tecnologias. Digo mais recentes, após a invenção do rádio, da televisão e do telefone. Durante os séculos XX e XXI houve uma revolução considerável nos sistemas de computadores onde foram diversificados diferentes tipos de programas criados para facilitar o dia a dia das pessoas. Empresas, Sites, Projetos que criaram territórios imaginários e reais e até Instituições de Ensino à distância, fazem parte hoje do que se chama Ambiente Virtual.
Por consequência da criação desse ambiente, houve também um desencadeamento social provocado pelo surgimento, por exemplo, de mecanismos gráficos como dispositivos de apresentação, instrumentos de controle e comunicação, além de sistemas novos de processamento e de banco de dados. Todos tiveram sua participação na geração de desempregos e isto porque a mão de obra assalariada foi substituída por máquinas.
Historicamente, as bases da nova tecnologia de Rede Virtual tiveram uma pequena participação já nos anos 60 de simuladores para orientar pilotos de avião através de aparelhos de vídeo-capacete ou HMD. Nos anos 80 o exército dos Estados Unidos juntamente com a NASA criaram sistemas novos para o surgimento de imagens interativas através de computadores. Ainda na década de 80, mais precisamente em 1984, foi criado o primeiro jogo de rede de ambiente virtual. Por outro lado, a indústria de entretenimento também produziu ambientes virtuais em rede, não necessariamente com tecnologias de ponta, mas independente de objetivos e propósitos de trabalharem com novas perspectivas. Em 1989, por exemplo, o departamento de Defesa Norte Americano lançou um Simnet usado para preparar as tropas norte-americanas para a Guerra do Golfo em 1991.
A NASA também teve um papel importante no processo de exploração do Ciberespaço onde nas suas redes de pesquisa acadêmicas e comerciais novas indústrias evoluíram.
Em 1994 dois cientistas, Mark e Tony criaram um protótipo de visualizador tridimensional, ou seja, a nova versão 2.0 VRML, uma linguagem standard que permitiam cenas ou mundos veiculados pela internet.
Para Singhal e Zyda (1999), um Ambiente Virtual pode ser distinguível por características comuns como senso partilhado de espaço, senso de presença partilhada, senso de partida de tempo, formas de comunicação e forma de partida. Em suma, os espaços virtuais imersivos também são provenientes de múltiplos ambientes como os facetários, os imaginários e os reais.
Outro exemplo de Ambiente Virtual interativo e multiusuário para a Web que explora de maneira poética a extensão geográfica em rupturas temporais e a solidão como reinvenção constante de pontos de encontro e partilha é o DESERTESEJO. Um mundo atraente de desejos e magias que mediante via rede proporciona um ambiente aberto para participações. Hoje podemos identificá-lo nos sites de bate-papo como orkut e MSN e nos correios eletrônicos gratuitos chamados, e-mails.
O Ambiente Virtual ainda pode ser identificado como um composto de paisagens e fragmentos de lembranças. Esses só podendo ser navegáveis em três rotas distintas que estruturam basicamente os espaços de navegação interativa como o Ouro (denominado zona do silêncio, onde o navegador é um solitário), o Viridis (onde o navegador tem o sinal da presença de outros navegadores) e o Plumas (que é uma zona de contatos e partilhas permitido em ambientes multiusuários).
O Ambiente Virtual está aberto sempre para participações onde todos se entrecruzam e se alternam, se encadeiam e se compoem em diversos percursos oníricos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Toner, I hope you enjoy. The address is http://toner-brasil.blogspot.com. A hug.